terça-feira, 6 de julho de 2010

Tema 03 - "Qual a importância de um curso superior"

Então nossos queridos, tudo em cima? O Brasil saiu da copa e a desculpa para matar serviço acabou. Achamos que não vai colar a estratégia de dizer que agora estamos torcendo pra Holanda. Então, como vocês sabem, a cada semana estamos resolvendo um desafio, complicado, mas gostoso de se descutir. E o grande desafio desta semana é a importância de um Curso Superior.

Bom, no final de cada ano (principalmente no Terceirão, mas também em todo Ensino Médio), é sempre um alvoroço com a questão de vestibular e coisas afim. São provas, cursos para se escolher, há sempre esse preparatório na época de vestibular. Como isso fica sendo o principal assunto do período, os alunos ficam preocupados sobre o melhor curso para escolher, ou a melhor faculdade ou universidade para futuramente estudar.

Imagem de divulgação.


Em uma comparação com os cursos técnicos (assunto do Tema 2), os cursos superiores não podem garantir uma vaga no mercado de trabalho, porque apesar de certos cursos exigirem também um estágio, o ensino superior não te prepara pra o mercado de trabalho, esse modelo de ensino apenas te prepara para a ocasião em que o aluno irá usar o conhecimento aprendido nas aulas e esse ensino se foca em ensinar ao estudante todo o conteúdo que o determinado curso abrange, ou seja, o aluno adquiri todo o conhecimento que o ensino lhe proporciona, mas fica sem nenhum conhecimento prático que um dia irá precisar para sair na frente no mercado de trabalho.

Imagem de divulgação.


Contudo, sempre há exceções, pois se você for dedicado, estudioso e determinado, quando estiver realizando o seu estágio, provavelmente prestará um serviço acima da média dos outros que estão no seu mesmo curso e possivelmente conseguirá um emprego após a conclusão do curso superior.

Então o que fazer em um curso superior para sair na frente no mercado de trabalho?

Em um curso superior, além de o estudante ter que estudar bastante e se dedicar ao máximo, ele pode nas horas vagas, tentar aprender um pouco sobre técnicas de trabalho [com livros ou vídeos (use a internet, já que ela conquistou o mundo, e será uma grande aliada)], ou até mesmo realizar um curso extracurricular junto à sua faculdade ou universidade. Com essas preparações e auxílios, conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho ficará mais fácil ou poderá te conseguir um emprego garantido.

Imagem de divulgação.


Porém, esse pensamento só pode ser aceito pelos próprios alunos, pois somente eles poderão decidir o que fazer de suas vidas: se dedicar e especializar fortemente para o mercado de trabalho, ou apenas fazer o básico e ter que correr depois para recuperar o tempo perdido. A sorte está lançada, universitários.

Para ajudar, colocamos abaixo um link com a lista de todos os cursos superiores existentes divididos em cada área respectiva. Obs: os cursos que possui entre parênteses "Tecnologia", é por que se trata de um curso superior tecnológico, que seria uma mistura de ensino superior com ensino técnico.

Lista de Cursos Superiores
 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.