terça-feira, 29 de junho de 2010

Tema 02 – "Curso técnico: emprego garantido."

A cada meio ou fim de ano, podemos escutar colegas nossos falando sobre provas de cursos técnicos que eles irão prestar. Então, com toda essa conversa, alguns alunos ficam pensando se esses cursos, além de bons, fornecem uma vaga garantida de emprego.

Analisando toda a duração do curso e outros detalhes, pode-se dizer que sim e não. Sim, porque em certos cursos se exige um estágio supervisionado e, nesses casos, se o aluno for determinado e capacitado, após concluir o curso, ele pode ter uma vaga de emprego garantida onde antes havia feito o estágio.

Imagem de divulgação.



Não, porque, apesar desses cursos terem a finalidade de preparar e capacitar o aluno para o mercado de trabalho, sempre há alunos descuidados ou relaxados na duração das fases. E durante a etapa de estágio, eles executam um serviço que deixa a desejar. Após a conclusão de curso, esses alunos ficam sem emprego, porque, quem antes contratou como estagiário, não os deseja agora como funcionários.

Imagem de divulgação.



Então o que se deve ter em mente?

Deve-se ter em mente que essa especialização técnica é boa para quem deseja uma vaga de trabalho, mas quem entra em um desses cursos deve se preparar e dedicar muito. Porque só com a devida preparação e dedicação quem acaba essa especialização consegue garantir uma vaga de trabalho.

Imagem de divulgação.



Só que tudo isso depende dos alunos, que são os mais interessados, pois só eles poderão escolher em se dedicarem e conquistarem a vaga de emprego ou se descuidarem e ficarem sem trabalho após o fim do curso.

Dizer que os cursos técnicos garantem vaga de emprego está correto, quando se complementa dizendo que essa garantia de vaga depende única e exclusivamente da capacidade, qualificação e dedicação dos alunos.

Mas não se confunda!

Pois como alguns já sabem, curso técnico é um pouco diferente de curso superior, já que o técnico te prepara para o mercado de trabalho e te especializa duramente, o superior tende a fornecer um diploma demonstrando que você aprendeu tudo sobre aquele curso, mas ele não te especializa nem capacita para o mercado de trabalho. Fique atento.

"Que curso técnico devo fazer?"

Achamos então um site no qual podemos encontrar várias áreas e diferentes cursos que se pode fazer.

Confira: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Segue abaixo, alguns vídeos que possam auxiliar nas suas escolhas, e esclarecer duvidas.

- IFSC: Jornal Almoço RBSTV - Educação Profissional
- Fantástico: curso técnico encurta caminho para emprego

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o tema e a forma como vocês abordaram, tinha muitas duvidas sobre cursos tecnicos ou superiores, mas graças à vocês ja consigo escolher um dos dois de forma mais produtiva

Matheus de Souza disse...

muito bom o tema e a forma que vocês trabalharam ele

showwwwwwww

Anônimo disse...

é um ótimo blog, muito informativo e está me ajudando bastante nesse momento de vestibular
obrigado a vocês do blog
principalmente ao Rodrigo, cujo desempenho ajuda muito.

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.