segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tema 01 - "Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos?"

E aí galera, tudo em cima? . Então, este é nosso primeiro post oficial do concurso cultural entre blogs. Primeiramente, gostaríamos de agradecer bastante à equipe da Its, por nos influenciar a entrar neste desafio; aos professores do colégio Dom Jaime Câmara, e claro, ao Rodrigo Coelho, que teve a bondade de nos ajudar durante nossa entrevista mais abaixo. Muito obrigado pelas iniciativas. Agora, segue abaixo a pesquisa que fizemos sobre o mercado de trabalho. Leia e reflita.


No mundo atual, ter uma boa qualificação e um bom ensino pode colocar uma pessoa à frente de muitas outras no mercado de trabalho. Entretanto, por que precisamos de tantas qualificações para ocupar uma vaga nesse concorrido mercado?

Isso ocorre em função das oportunidades que esse mercado proporciona; afinal, numa época em que qualquer vaga é duramente disputada, ter o melhor currículo para ocupar a tão sonhada vaga, é algo simplesmente crucial.

Esse pensamento sobre a qualificação, necessário a qualquer bom emprego, deveria se prioridade de todos os brasileiros; muitas pessoas no país, porém pensam que sem qualquer habilidade específica ou competência especial, podem chegar a cargos superiores dentro de uma empresa. Cidadãos precisam perceber que, sem qualificação, não se consegue um emprego de alto nível, necessário então se qualificar para conseguir o desejado cargo em uma colocação acima da média.

Outro fator prejudicial é o fato de o mercado de trabalho ser cada vez mais exigente, pois há poucas vagas. Em muitos setores, em firmas, associações e negócios, sempre se está exigindo uma melhor preparação de todos os candidatos à vaga cobiçada. Realmente há um grande número de vagas, mas há também muitos candidatos, então a qualificação se torna um fator determinante.

Certas áreas estão sendo mais focadas e requisitadas, como o marketing, o desenvolvimento sustentável e a tecnologia.

Além da formação na área que o candidato deve possuir também se faz
necessário conhecimento em relações humanas, relações interpessoais e principalmente o trabalho em grupo, são os mais avaliados e considerados.

Dessa forma, portanto, o individuo que deseja uma vaga no mercado de trabalho brasileiro deve ter em mente que há vagas, mas para conseguir uma deve-se encaixar no perfil requisitado e não tentar ocupar uma vaga sem ter nenhuma contribuição a mais para oferecer.

Jovens encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho, confira:


Rodrigo Coelho é administrador de empresas, atualmente está trabalhando também com o colégio Dom Jaime Câmara.

5 comentários:

Denise Duarte disse...

Eu acho que não somente um bom curriculum é determinante na hora de encarar o mercado de trabalho, mas também, e principalmente boa relação interpessoal, tendo em vista que hoje em dia cada vez mais as equipes são multidisciplinares e desenvolvem os trabalhos em conjunto.

Rodrigo disse...

Saudações equipe

Gostaria de agradecer o convite e a oportunidade de ajuda-los neste projeto.
Espero que vocês sejam muito bem sucedidos.

Um abraço

Anônimo disse...

O mercado de trabalho sempre buscou indivíduos competentes tecnicamente para ocuparem os postos de trabalho. Com o passar do tempo e com as novas demandas surgidas a partir de modernos modelos de gestão, as empresas passaram a buscar indivíduos qualificados intelectual e tecnicamente, mas também competentes emocionalmente.

Anônimo disse...

bem legal o blog, parabéns, vcs merecem ganhar o concurso, *-*

Anônimo disse...

o mercado de trabalho é bem concorrido mesmo, temos que ter varias graduações hoje em dia pra se ter um bom emprego, parabéns pelo blog

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.