terça-feira, 27 de julho de 2010

Tema 06 - "Cursos saturados = Conhecimento guardado"

Bom pessoal que está sempre conosco no Desafio do Conhecimento Its, nesta semana de bom trabalho conseguimos uma boa postagem, dessa vez, eles pediram para nós uma postagem sobre os cursos que estão “saturados” (muito profissional, poucas vagas) e o que nós pensamos sobre isso e a tarefa que os estudantes que pretendem seguir nesses cursos devem ter. Com um pequeno trabalho, mas com bastante dedicação, conseguimos cumprir nossa tarefa e aqui está o resultado.

Boa leitura!

--------

Para uma boa introdução para saber primeiramente o que é um networking, leia abaixo:
"A tradução dela é: alguém bem empregado, que possa dar uma referência, ou fazer uma recomendação, quando aparece uma vaga.
“Nós estamos reunidos num curso que tem uma carga horária de 16 horas, 24 pessoas. Algumas das pessoas que estão aqui vão ser lembradas pelas outras durante muitos e muitos anos. E um dia, quando surgir uma oportunidade de indicar ou de ser indicado, esse grupo é uma excelente fonte de referência. O contato começa aqui”, explica Max Gehringer.
No Brasil, esta prática já completou 507 anos. Quando Pero Vaz de Caminha escreveu para o rei de Portugal anunciando o descobrimento do Brasil, ele aproveitou para pedir a transferência do genro da África para Lisboa.
No passado, existiram várias palavras para quem furava a fila e conseguia um emprego: cunha, pistolão, peixada e QI, a sigla para "quem indicou".
Todas essas palavras queriam dizer mais ou menos o seguinte: um incompetente conseguiu um emprego só porque conhecia a pessoa certa. Isso era justo? Claro que não.". É o que afirma o site Cepceilândia.

Imagem de divulgação.

--------


Como quase todos sabem, existem muitos cursos clichês, ou seja, que todo mundo opta por seguir, podemos citar Direito e Administração como os mais escolhidos pelos estudantes na fase pré-vestibular. Mas então, vale a pena escolher por um desses cursos, em que o mercado está cheio e não está oferecendo tantas novas vagas? Se escolher um desses cursos terei futuro? Essas perguntas ficam na mente dos estudantes, que pressionados, podem realizar uma escolha errada de curso. Para evitar esse acontecimento, vamos tentar ao máximo auxiliar vocês para evitarem futuros erros.

Imagem de divulgação.

--------


Para esses tipos de cursos que quase todo mundo opta por realizar, o estudante deve estar preparado para muita dedicação, por que para poder disputar com força uma vaga de trabalho com tantos outros estudantes na mesma situação, só tendo boas qualificações e especializações para disputar com os outros. Mas não desista ou desanime, se você não se qualificou ou especializou, não quer dizer que você não conquistará uma vaga de emprego, porém a situação será mais complicada.

Imagem de divulgação.

--------


De acordo com o site Pensar Vende: "O interessante do networking não é o volume de clientes - isso você pode conseguir até com um SPAM bem montado… A graça do networking é a qualidade desses clientes. Você conhece primeiro a PESSOA e depois chega a conhecer o cliente em si. Isso lhe dá uma série de vantagens; por exemplo:
> (em minha opinião a principal das vantagens é essa) Você não precisa mais TRABALHAR!!! Não entendeu? Então imagine você ir para a empresa onde trabalha e SIMPLESMENTE conversar com as pessoas… Agora, você sai da empresa e vai ao cliente com hora marcada e tudo!!! Quando chega ao cliente ele te trata cordialmente e diz o seguinte: “-Marcus, eu precisei adiantar uma reunião! Você me espera um pouco… Aceita um café enquanto isso?”, ele volta para a reunião e nesse caso você pensaria: “-Caramba, ele me deu um “chá de cadeira”!!! Que chato!!! “… Esse seria o seu pensamento ??? TscTscTsc… Pense: “-Ótimo!!! Vamos almoçar juntos!!!”. Isso mesmo, almoço. Sente-se ao lado dele, relaxe, converse sobre coisas cotidianas e naturalmente o assunto TRABALHO será ressaltado, você “vende o seu peixe”, tem um almoço agradável e pronto! Cadê o trabalho? Onde está o desgaste? Tudo flui tão bem que após a entrega, você convida para o próximo almoço, e pede para que ele convide mais dois ou três amigos dele - de preferência que possam se interessar em você, no seu “trabalho” e no que você oferece!!!"

Imagem de divulgação.


Para você que está iniciando(ou tentando) uma carreira, um bom lugar para ir mais afundo do tema, é a Universia Brasil - Conseguir uma boa conexão com um Networking. Aqui vai uma brecha ao tema proposto: "As pesquisas indicam que de 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos. Há várias maneiras de se fazer networking que inclui telefonemas, uma apresentação, ou a networking face-a-face. Este artigo vai dissertar sobre três tipos de networking face-a-face: entre duas pessoas, de uma pessoa para muitas, (i.e., numa reunião), e de muitas pessoas para outras muitas pessoas (i.e., num congresso).
Existem muitas oportunidades de se fazer networking face-a-face, incluindo reuniões de associações profissionais, eventos sociais e feiras de empregos. Os mecanismos, dicas e ferramentas deste artigo se aplicam a todos os três tipos e às diferentes situações. É você quem decide quais os tipos e lugares que funcionam melhor para dar andamento à sua atividade de networking face-a-face.".
Em seguida, há um questionário funcional para você responder no site.

Direitos autores às redes sociais acima.

--------


Nós temos um pensamento positivo sobre o caso, afinal esses cursos apesar de formarem muitos profissionais, no meio desse conjunto de formados, pode-se encontrar um profissional acima da média, que irá ter um bom emprego. Mas é tudo uma questão de um bom preparo e uma boa qualificação, pois nesses cursos saturados, quem tiver isso se sairá melhor.

Para finalizar, e você ficar com um ótimo entendimento sobre Networking, também preste atenção abaixo:

1 comentários:

Anônimo disse...

fodão

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.