terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tema 07 - "Meu primeiro emprego"

E aí galera, tudo em cima? As férias escolares acabaram, as aulas iniciaram e o Desafio do Conhecimento ITS vai chegando ao fim. Caso você tenha nos acompanhado e/ou apoiado até agora, muito obrigado! Portanto, esta é a nossa última semana de trabalho, então estamos nos despedindo de vocês. Desta vez, eles nos pediram uma postagem sobre a importância do primeiro emprego, que claro, marca a vida de todos nós. Com um bom trabalho e satisfação, divulgamos pra vocês mais um post pra lhe ajudar, ou apenas refletir.

Boa leitura!

Ah, o primeiro emprego. Ansiedade para alguns, temor para outros. Muitos ficam sonhando com o primeiro emprego, outros ficam treinando falas para não errarem na entrevista. Esses pensamentos são comuns já que o primeiro emprego marca nossas vidas, então para não ter nenhum problema adiante, siga abaixo nossas dicas:

Dica número 1: decida o que quer fazer, para não ter problemas no serviço ou apenas pegue um trabalho neutro para adquirir experiência; Antes da próxima dica, dê uma olhada no vídeo do Fantástico, onde Max Gehringer ensina como se comportar no momento de tanta tensão e ansiedade:

---------------------------


Em outros termos, o blog Já pensaste? faz uma crítica inteligente sobre o primeiro emprego:

"Há quem afirme que o primeiro emprego é muito importante porque se torna na base dos contactos da vida profissional que começa. Esta óptica tem toda a lógica visto que se alguém começar por trabalhar numa determinada área, os seus contactos, até mesmo para uma mudança de emprego no futuro, vão-se basear nessa experiência e, por consequência, mais fácilmente se consegue um outro cargo dentro da mesma área. Mas calma! Não é nada de obrigatório, pode é ser uma questão de facilidade.

Por outro lado há quem sugira que o primeiro emprego é simplesmente um primeiro emprego, um começo e como tal não terá um ponderação demasiado marcada nas escolhas futuras. Este ponto de vista ganha relevância especial no contexto económico que vivemos, pois é cada vez mais difícil encontrar um emprego e principalmente um emprego “para a vida”. Além disso, hoje em dia, ceteris paribus, as pessoas têm mais formação o que permite uma maior adaptabilidade a novas situações, a novos cargos e as empresas têm uma política de empregabilidade mais volátil, isto é, rodam cada vez mais os colaboradores."

---------------------------


Dica número 2: se prepare bem para as entrevistas, mas não fique neurótico, relaxe. Cuidado com o traje que irá usar, também é importante;
Quer se entrosar no assunto e saber ainda mais como se dar bem no emprego? Assista o vídeo abaixo e preste atenção:

---------------------------


No site Ceed, há mais informações. No entanto, pegamos um trecho de uma página deles, na qual indica que o estágio é o primeiro emprego mais importante. Leia mais.

"O estágio é o momento do jovem entrar em cena e pôr em prática tudo que vinha ensaiando fora dos palcos há algum tempo”. Esta metáfora utilizada pela psicóloga do Instituto Brasileiro Pró-Educação e Trabalho (Isbet), Sônia Teixeira, talvez seja a explicação que defina de forma mais clara o papel do estágio na vida do estudante. Isso mesmo, o estágio é a estréia do jovem em sua vida profissional. Apesar de todo o conhecimento técnico que aprende na instituição de ensino, o estágio sempre acaba por ensinar aos jovens muito mais do que a própria escola. “Não há assimilação de conhecimento sem prática. É como querer aprender a dirigir por curso de correspondência, ou seja, impossível”, declara o universitário de Publicidade e Propaganda da UFF e estagiário da Companhia Vale do Rio Doce, Raphael Santos. Complementando a declaração de Raphael, o gerente executivo de RH e Treinamento da Andima, José Luiz Beheregaray da S. Lopes, destaca o estágio como uma experiência única na vida do jovem. “Acredito que a fase de estagiário, principalmente para o quem nunca trabalhou, é uma experiência fundamental. Esse período, quando bem conduzido pela empresa, faz com que o estagiário tenha chance de aprender, na prática, sobre assuntos que antes ele só conhecia através de livros como, por exemplo, atividades e suas etapas, processo de comunicação e mobilidade da estrutura organizacionais, conceitos éticos, etc”, explica. O estágio é uma forma da empresa se manter atualizada Vai longe o tempo no qual o estagiário, por ser sinônimo de mão-de-obra barata, acabava se transformando em um funcionário “faz-tudo”, sem ao menos ter uma função definida nas empresas."

Imagem de divulgação.

---------------------------


Quase terminando aqui, algumas perguntas devem estarem nas suas cabeças. Então, para tentar solucionar essas questões, buscamos e buscamos afundo no site Planeta News, onde você confere abaixo as mais frequentes:

Como ter experiência de trabalho se não consigo a primeira oportunidade?

Basta analisar um pouco o mercado de trabalho para entender o paradoxo da experiência. Explico. É que, de um lado, estão empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados, seja tecnicamente ou por meio de diplomas de ensino superior, mas também pessoas que já tenham alguma experiência no mercado de trabalho. Isso significa que o espaço para os novatos e aqueles que não tem experiência vem diminuindo a cada dia.

Portanto, a dica para conseguir experiência é: não perca mais tempo. Candidate-se agora como voluntário em uma instituição filantrópica e, principalmente, aja com profissionalismo. Afinal, se você achar que estará fazendo um favor para a instituição, o mercado também poderá achar que estará fazendo apenas um favor, e não um reconhecimento, ao lhe conceder um emprego.

Imagem de divulgação.


Como ter experiência de trabalho se não consigo a primeira oportunidade?

Basta analisar um pouco o mercado de trabalho hoje para entender o paradoxo da experiência, ou seja, é que se de um lado têm-se as empresas que estão buscando profissionais cada vez mais qualificados, seja tecnicamente através de diplomas de ensino superior e também pessoas que já venham com alguma experiência no mercado de trabalho, o espaço para os novatos que não tem experiência, vem diminuindo a cada dia.

Muitos jovens acreditam que a única maneira de obter e provar essa experiência positiva para as empresas, é tendo um emprego anterior.Mas então se deve perguntar: “como eu posso ter experiência de trabalho se eu não tenho a primeira chance?”

Este é o paradoxo da experiência que deve ser rompido, ou ser alterado mediante um pouco mais de estratégia e divisão de mercado. O modelo mais tradicional é o estágio, muitas empresas consideram como experiência profissional a atividade que o estagiário teve.

Imagem de divulgação.


A importância do trabalho voluntário na carreira profissional

O cenário foi mudando e na década de 90 o “primeiro grau” foi substituído pela qualificação mínima do 2º grau, hoje chamado de ensino médio, e o diferencial agora não era mais a tal datilografia e sim um curso de computador. Foi nessa época que surgiram aqueles termos, aqueles chavões usados até hoje nos currículos como: “domínio pleno em informática”, “conhecimento pleno em computação”.

Na verdade esta evolução chegou ao nosso século buscando profissionais que tenham ensino superior e tenham também outra característica: que saibam descrever claramente como podem contribuir para o sucesso da empresa. É neste sentido que entra a experiência que muitos jovens possuem no terceiro setor. Isso significa que atualmente é diferencial para conquistar uma vaga em uma empresa o trabalho que uma pessoa vem desenvolvendo junto às instituições sociais de sua cidade, participar de Organizações não governamentais – ONG -, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip - e outras siglas que refletem um trabalho voluntário voltado para a comunidade ou para o meio ambiente, é uma ótima oportunidade de melhorar e qualificar o seu currículo.

A forma de valorizar isso está no ato da entrevista. Um candidato deve demonstrar que mesmo no terceiro setor agia com profissionalismo, com seriedade, coerência e principalmente que aquela atividade revela os seus princípios e valore pessoais. Por isso a recomendação de hoje é para que os jovens passem a atuar mais no trabalho voluntário, pensando não apenas na sociedade mas também como uma forma de melhorar sua qualificação no mercado de trabalho, mas para isso é preciso humildade e profissionalismo.

Imagem de divulgação.

Quero contribuir à sociedade, qual a melhor maneira?

Um dos fatores fundamentais para a análise de um projeto de responsabilidade social, é com certeza o valor e o beneficio que vai ser entregue à comunidade. De nada adianta conduzir ou elaborar um projeto de responsabilidade social que tem apenas resultados duvidosos.

Infelizmente, o que poucas pessoas compreendem é que junto com os resultados há uma preocupação muito grande por parte das empresas quanto a continuidade daquele projeto. Ou seja, algumas pessoas imbuídas do espírito de servir, movidas pela vontade de fazer algo e deixar sua marca na sociedade, escrevem projetos maravilhosos e que podem trazer bons resultados para a comunidade.

Na realidade esta atitude equivale somente a 50% do caminho a se percorrer. Estes esquecem que esse projeto não pode começar e parar dali um ano, pois as conseqüências podem ser ainda mais sérias. Por isso é preciso que as pessoas deixem sua criatividade um pouco de lado para elaborar novos e mirabolantes projetos voltados à responsabilidade social e passem a apoiar, e literalmente engrossem a fileira dos voluntários que já fazem muito pela sociedade.

Imagem de divulgação.


Os princípios do trabalho voluntário

Um dos maiores méritos que os projetos de responsabilidade social e de trabalho voluntário para a comunidade têm, é justamente o de ensinar as pessoas que o processo de plantar não está necessariamente atrelado ao sucesso de colher. Um exemplo disso é a experiência de Antônio. Ele é um agricultor e todo ano semeia sua lavoura. Acontece que não é por que a lavoura está plantada, crescendo e se desenvolvendo que o Antonio começa a gastar antes da colheita, os lucros que ele planeja ter.

Do mesmo modo por analogia, o trabalho voluntário no terceiro setor deve ser desatrelado de alguma espécie de reconhecimento. È preciso que um profissional encare a realidade sem segundas intenções e sem desculpas esfarrapadas. Se ele está no trabalho voluntário por que deseja ser reconhecido como alguém caridoso, alguém que se dedica à sociedade, o melhor é que ele repense suas atitudes, e se for o caso abandone esse trabalho.

Imagem de divulgação.

---------------------------


Dica número 3: na entrevista, tente ressaltar seus lados positivos, mas não mostre todos, poderá mostra convencimento. Tente passar a melhor imagem que conseguir ao entrevistador; Até agora você não entendeu como conquistar seu emprego? Então, assista este vídeo abaixo:



Essas são as três etapas básicas na disputa pelo primeiro emprego, mas lembre-se: isso tudo vem antes de tirar carteira de trabalho, estudar bem sobre o que irá realizar, estudar sobre o perfil da empresa ou local que irá trabalhar e outras pequenas tarefinhas, mas não se preocupe, pois com todos os problemas, você conseguirá.

Outro fator muito importante com o primeiro emprego é você ter em mente que o principal é obter o máximo de experiência que conseguir, pois tudo que você adquirir no primeiro emprego, influenciará nos outros, então aproveite para aprender bastante. Apesar de todas essas informações e dicas, se prepare da melhor forma que achar, afinal você sabe bem do que é capaz, restar deseja boa sorte e que todos se saiam muito bem na entrevista e na conquista do primeiro emprego.

E para finalizar nosso último post do Desafio do Conhecimento, queremos muito agradecer vocês por ter nos acompanhado durante esta trajetória na disputa de blogs culturais. Se quiserem saber mais, pode entrar em contato por aqui ou siga um dos nossos integrantes da equipe no Twitter @raelconsoli e comente lá! Adoramos ter entrado nessa aventura do Desafio do Conhecimento. Um grande abraço da equipe Leitor Mestre!

6 comentários:

Amanda Perin disse...

Muuuuuito bom garotos! Eu acompanhei vocês até agr, e agradeço de verdade! Obrigada!!!

Jéssica Abreu disse...

rael, quando a gente vai casar? beijos hahah

Adalberto Marinho disse...

O post ficou com bastante informação! valeu

luísa disse...

Ficou muito bom o post. Parabéns :)

Mister M disse...

Muito bom, isso é fantáááástico

Anônimo disse...

Caraca que demaaaaaaaaais. ficou irado o teu post ! contunue assim e boa sorte para que você ganhe

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.