terça-feira, 20 de julho de 2010

Tema 05 - "Indústria. Vagas de emprego sobrando"

Então pessoal que vem nos acompanhando no Desafio do Conhecimento Its, e pra vocês, mais uma postagem semanal. Dessa vez, pediram a nós uma postagem sobre o setor industrial, as vagas que vem sobrando nesse setor e o porquê disso. Houve um certo trabalho, mas com a ajuda das outras postagens, conseguimos cumprir mais essa tarefa e abaixo você confere mais este texto no que resulta num resultado completo. Boa Leitura.

Como muitos sabem, nosso setor industrial brasileiro é muito forte, porém, constantemente ele abre muitas vagas de emprego que, infelizmente, não são preenchidas. Esse fato aparece em telejornais, jornais, revistas e outros meios de comunicação, mas devemos pensar: O que as indústrias pedem aos candidatos? Por que muitas vagas não se concretizam? É por isso que nós estamos aqui.

Imagem de divulgação.


Para responder a primeira pergunta, vamos usar o auxílio de nossas outras postagens referentes a mercado de trabalho e oportunidades e sobre cursos técnicos e superiores. Hoje, as indústrias pedem de seus candidatos uma formação específica na área em que eles vão atuar (podendo ser superior ou técnica) e principalmente habilidades que irão beneficiar o trabalho (esse fator quase totalmente apenas pode ser adquirido em cursos técnicos). Resultado: quem possui um curso técnico sai na frente. E então nossa primeira pergunta foi respondida: as indústrias pedem aos candidatos que eles estejam especializados e qualificados para o setor em que vão atuar, ou seja, os candidatos no mínimo devem ser aptos para realizar bons serviços nessa área.

Imagem de divulgação.


A segunda pergunta também pode ser respondida com base nas outras postagens.
Como revelamos antes que as indústrias exigem uma qualificação e especialização adequada, quando se abre as vagas de emprego, muitas não são ocupadas porque justamente não está disponível ao setor industrial uma mão-de-obra qualificada e especializada o suficiente para preencher os requisitos mínimos para se conseguir a vaga. Então resumindo: falta especialização para se ocupar as vagas do setor e por isso muitas vagas ficam em aberto.

Segue abaixo um vídeo da empresa PCTV com um repórter-âncora sobre a decorrência de abertura de vagas no setor industrial:


"SÃO PAULO - A escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia a dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, ferroviário, moveleiro, siderurgia e metalurgia, transportes e serviços, aponta levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do País.

O trabalho mostra que 67% das empresas pesquisadas têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil. "Somos o país das disparidades: há dinheiro para investir, mas a mão de obra especializada está cada vez mais escassa", observa o professor Paulo Resende, responsável pelo levantamento."

É o que diz o site Economia & Negócios sobre o fato de sobrar 67% de vagas nas empresas de setor industrial, entre outras.

Outro fator que deve ser observado são as principais indústrias que o Brasil possui e as que mais abrem vagas para o mercado de trabalho. Nisso podemos destacar muitas como indústria Química (principalmente agora com o Pré-Sal), Metalúrgica e Siderúrgica, Têxtil, Alimentos e de Bens de Consumo (principalmente duráveis). Vale a pena também analisar onde ficam mais concentradas as indústrias no país. Como já sabemos São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são pólos podemos dizer “natos”, mas Rio Grande do Sul, Paraná e nosso querido estado Santa Catarina também estão crescendo no setor industrial atual.

Imagem de divulgação.


Na parte de Santa Catarina, estado de nossa equipe, situada na região sul, temos um aumento incrível em um dos setores mais afetados pela crise.

"O emprego na indústria catarinense registrou alta de 4,5% no primeiro semestre deste ano. O resultado representa a abertura de 9.673 vagas no grupo de 343 empresas de médio e grande portes pesquisadas pela Federação das Indústrias (FIESC). O resultado acumulado de janeiro de junho de 2010 mostra que a indústria recuperou o número de postos de trabalho fechados no mesmo período em 2009, quando houve queda de 4,2%, com decréscimo de 9,4 mil vagas, em decorrência da crise internacional.
De janeiro a junho, o setor industrial apresentou cinco meses consecutivos de crescimento no nível de emprego, influenciado pelos setores máquinas e equipamentos, metalurgia básica e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Em contrapartida, os dois segmentos que fecharam vagas no período foram veículos automotores e produtos alimentícios."

Então, de acordo com o site Portal FIESC.net, marcaram registros de acréscimos em alta nos empregos no setor industrial. No caso, isso resulta na abertura de 9.673 novas vagas. Confira mais no site.

Imagem de divulgação.


Está em disposição à vocês mais uma pesquisa da empresa de jornalismo, a "Folha Online", uma das maiores revistas online do Brasil, onde podemos ver esta brecha abaixo sobre o assunto, também encontrando no site com a manchete "Indústria tem maior crescimento da história e retorna ao patamar pré-crise".

"Setor mais afetado pela crise, a indústria segue em forte recuperação e teve o maior impulso dentro do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, retornando ao patamar observado no terceiro trimestre de 2008, antes da eclosão da crise.

Na comparação com igual período em 2009, o segmento apresentou elevação de 14,6%, maior expansão desde o início da série histórica, em 1996. Ante o quarto trimestre, subiu 4,6%."

Caso queira buscar mais afundo o assunto, entre neste site "SlideShare: Entrevistas Indústria", onde poderá ler sobre as entrevistas feitas com pessoas sobre indústrias, vagas neste setor e o que é necessário para ingressar no local.

Concluíndo, uma boa dica é que você procure um setor que te agrade, fazer uma especialização voltada àquele setor e torcer para conseguir uma boa vaga de emprego.
Muito obrigado por sua estadia durante sua leitura em nosso blog. A equipe agradece e estamos ao seu dispor. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato conosco aqui.

SUCESSO A TODOS QUE SE ENQUANDRAM NESTE CASO!

38 comentários:

Anônimo disse...

é verdade!
um especialização muda tudo!

Anônimo disse...

brigado leitor mestre!
sempre me agradando

Anônimo disse...

parabéénss!
gostei muito!

Anônimo disse...

muito bom mesmo!
esclarece e trabaalha bem o tema!

Anônimo disse...

obrigadooo!
me ajudouu, principalmente agora que eu quero me encaixar neste caso!
obrigado!

Anônimo disse...

MUITOO INTERESSANTE!!!!!
verdade!
o tema se encaixa perfeitamenteee!
otimo video!

Anônimo disse...

engraçado, fui em uma entrevista de emprego e algo que o gerente falou, foi que eu prescisava de especialização!
muito bom mesmo!
ainda bem que eu fiz uma...hahaha

Anônimo disse...

fato!

Anônimo disse...

grande problema , principalmente do brasil, não é a falta de vagas, e sim a qualificação!
muito bom mesmo!

Anônimo disse...

PERFEITA POSTAGEM!

Anônimo disse...

totalmente verdade!

Anônimo disse...

queria uma dessas vagas!
vou procurar uma especialização e um setor!
obrigado e abraço!

Anônimo disse...

obrigado mesmo!
não sabia que a crise acabaria me afetando tanto!

Anônimo disse...

se percebe mesmo que o setor industrial vem crescendo!

Anônimo disse...

muito bom!
parabéénss.
continuem ai na disputa!

Anônimo disse...

muitoo bom!
boa divulgação tbm!
continuem assim!

Anônimo disse...

boa postagem!
boas informações!!

Anônimo disse...

gosteii demais!

Anônimo disse...

continuem assim!

Anônimo disse...

muitooo bom!!!!!!
pesquisaram mesmo eim!
parabééns!

Anônimo disse...

amei a postagemm!
parabééns meninos!

Anônimo disse...

parabééns!
irei comentar aqui como ja mandei um e-mail agradecendo por suas postagens!
muito bomm mesmo!.
por favor continuem assim!

Anônimo disse...

muitoo bom!
irei repassar o link de vcs.
gostei mesmo!

Anônimo disse...

muito bommmm!
trabalham bem o tema.
auxilia o leitor.
possuem conteudo!
muitoo bom!

Anônimo disse...

adorei a postagemm!
AMEI O VIDEO!
muito bom conselho!

Anônimo disse...

muito bom os hiperlink, os sites, a postagem!
enfim tudooo!
muito bom!

Anônimo disse...

bom
fazem justiça a seu nome!

Anônimo disse...

amei o blog!
só conheci agora, mais ameii!

Anônimo disse...

muitoo bomm!
mesmo depois do desafio do conhecimentoo, continuem com o blog.
por favor!

Anônimo disse...

putz, vale a pena ler tudo mesmo!
bastante pesquisa eim!

Anônimo disse...

muitoo bommm, toda vez que eu leio, eu procuro me qualificar mais ainda!

José Freitas disse...

Top demais o post… Leitor Mestre cada semana melhor heim!!! Parabéns!!!!

Amando Pinto disse...

Show!

Anônimo disse...

Caraaaaaaca! Eu tô na faculdade e eu estava precisando disso mesmo! Muito obrigado equipe, conheci o blog essa semana pelo amigo André Mattos, que o divulgou pra um pessoal aí. Muito obrigado por tudo! Abraços, João Santos.

Anônimo disse...

boooommmm
muitoo bommmmmmm!
amei!
- Leonardo Farias

Miguel Martins disse...

muito obrigadooo, gostei bastante do globo de pessoas online e o post sem comentarios né!

Duda disse...

gostei bastanteeee!
bom trabalho amigos!

Vitória Souza disse...

MUITOOO BOMMM!
EXPLICA MESMO!
TOTALMENTE CERTO!

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 LeitorMestre.blogspot.com . Quase todos os Direitos e Esquerdos Reservados. Criado por Deluxe Templates e atualmente dirigido pela equipe.